Deus odeia o pecado mas ama o pecador?

A frase é amplamente repetida pelos púlpitos, mas é verdade que Deus odeia o pecado mas ama o pecador? A resposta rápida é SIM, mas não completamente. A correta compreensão do caráter de Deus é muito importante para entendermos o que aconteceu na cruz do calvário. Veja bem, o pecado não é algo que está fora do ser humano. O pecado está dentro do ser humano, ou melhor, o pecado é o que define quem nós somos. Nós somos pecadores por NATUREZA!

Vejamos algumas passagens que falam sobre a ira de Deus em relação ao pecador:

Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar.
Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal.
Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta. Salmos 5:4-6

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. João 3:36

Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça. Romanos 1:18

Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. Romanos 2:5

Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Romanos 5:9

Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Efésios 2:3

Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Efésios 5:6

Irmãos, Deus é amor! Mas a Bíblia também afirma que Ele é justiça! Não podemos permitir que somente um aspecto de Deus seja pregado nos púlpitos somente para atrair mais pessoas. Isso é perigoso, pois muitos podem se “acomodar” no fato que Deus é amor e não se atentar ao fato de que Deus é também justiça e que haverá um julgamento onde a ira do Deus vivo será derramada sobre todos os que não creram no seu nome. A Bíblia está cheia de versos que falam sobre o temor de Deus, e não é à toa. Devemos ter o correto entendimento do caráter divino para podermos propriamente pregar sua mensagem aos que estão próximos.

Quando Jesus se entregou em sacríficio na cruz ele não estava somente pagando o preço pelos pecados, ele estava tomando o lugar do pecador. Literalmente assumindo o lugar de todos os pecadores que um dia entregaram ou entregarão suas vidas à Ele, pela fé.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaias 53:5

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 1 Pedro 2:24

A resposta para a questão fica agora um pouco mais elaborada.

Deus odeia o pecado? Sim! A cruz revela a ira de Deus derramada sobre Cristo.

Deus odeia o pecador? Sim! A cruz revela a ira de Deus derramada sobre Cristo pelas nossas iniquidades.

Deus ama o pecador? Sim! A cruz revela o amor de Deus por nós pecadores.

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus Romanos 8:1

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Reflita no plano maravilhoso da salvação e se entregue à Jesus Cristo hoje mesmo.

Com amor em Cristo,

Danilo Alvarenga

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *